Dólar comercial, turismo ou paralelo?
- Téo Lemann
- 10 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Para cada tipo de operação, o dólar recebe uma classificação: comercial, turismo e paralelo. Entenda quais são as diferenças entre cada uma e quando cada tipo deve ser utilizado com a Remessa Online.
Um dos momentos mais importantes na hora de, enfim, tirar sua viagem do papel, realizar uma transferência internacional ou estruturar seus investimentos no mercado internacional é comprar a moeda à ser utilizada e entender um pouco mais sobre o mercado cambial.
Aqui no Blog da Remessa Online, nós já te explicamos o que é IOF e até compartilhamos dicas de como e onde investir. Mas, para dar o próximo passo, você precisa entender um pouco mais sobre as definições que o dólar recebe.
Atualmente, temos três: comercial, turismo e paralelo. Resumidamente, o dólar comercial é relacionado ao mercado internacional e à movimentações comerciais entre empresas; o dólar turismo, que incorpora os ganhos e custos da casa de câmbio é a moeda física, utilizada em viagens e encontrada nas correspondentes cambiais.
Além destas, temos também o dólar paralelo, encontrado no mercado clandestino e, por conta da falta de regularização de seus negociantes com o Banco Central, considerado ilegal.
Saiba mais sobre as diferenças entre cada um:
Dólar Comercial/Câmbio Comercial:
O dólar comercial é utilizado em transações comerciais como exportação, importação, compra e venda de mercadoria e negociação de serviços por parte de empresas.
Essa taxa de conversão é definida pela oferta do mercado e procura da moeda e é onde o Banco Central intervém para manter a moeda estável, já que os valores variam constantemente durante o dia.
Após o mercado encerrar as atividades diárias, a taxa de câmbio média de todas as operações realizadas é definida – a chamada Ptax.
Quando falamos de cotação fora do horário bancário, estamos falando da Ptax, que é fixada pelo Banco Central no dia anterior, após o fechamento do mercado. Antes deste horário, a cotação utilizada é a do momento do mercado, atualizada em tempo real.
O Dólar Turismo:
O dólar turismo é a cotação utilizada em emissão de passagens, compra de dólar em espécie, compras no exterior e até mesmo nos débitos em dólar no cartão de crédito. É a taxa de câmbio utilizada pelas corretoras ao negociar a venda de moeda estrangeira para um cliente que vai viajar, por exemplo.
O valor do dólar turismo é mais alto do que o dólar comercial pois é composto pelo lucro do agente de câmbio, custos da importação do dinheiro e o acréscimo do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) empregado pelo governo.
Enviar dinheiro para o exterior com a Remessa Online é mais barato, já que os bancos tradicionais podem cobrar taxas variáveis e abusivas, alterando o valor final da transferência em até 6,38%.
O que é Dólar Paralelo? Por que ele é proibido?
O dólar paralelo é a cotação da moeda fora dos meios legais – utilizando doleiros, casas de câmbio não-autorizadas pelo Banco Central e outros meios não regularizados.
Este tipo de operação surgiu no Brasil na década de 90, como forma de proteção contra as medidas tomadas pelo governo da época (em especial, o bloqueio da poupança) e a grande instabilidade econômica que estas ações causaram.
Apesar de combatida, este tipo de operação ainda ocorre no mercado clandestino e está sujeita à punições previstas em lei.
Comments